Nossos Exames



Audiometria...................

img audiometriaA audiometria é um exame que avalia a audição e deve ser realizado por pelo profissional especializado: fonoaudiólogo. 

Os principais tipos de audiometria são:
  • Audiometria tonal, que é considerado um teste subjetivo para avaliar o grau e o tipo de perda auditiva;
  • Audiometria vocal, que pesquisa a capacidade de compreensão da fala humana.



Espirometria..................

img expirometria
A Espirometria é um exame do pulmão, também conhecido como Prova de Função Pulmonar ou Prova Ventilatória, permitindo o registro de volumes e dos fluxos de ar. 
Trata-se de um exame não invasivo e indolor, porém em raras situações de potencial risco para o paciente devido as manobras forçadas ou quando a situação do paciente possa comprometer o resultado do exame.
O exame é realizado respirando-se pela boca através de um tubo conectado a um aparelho chamado espirômetro que é capaz de registrar o volume e a velocidade do ar respirado.
A interpretação deste exame exige conhecimento de fisiologia e da mecânica respiratória humana e de doenças relacionadas ao pulmão. 
Pacientes com asma, DPOC, bronquite, bronquiectasia, enfisema, fibrose, sarcoidose ou fibrose pulmonar devem fazer espirometria periodicamente (de 3 em 3 meses, ou de 6 em 6 meses). O seu exame de espirometria serve para avaliar o efeito do tratamento médico em sua doença.


Eletrocardiograma........

img eletrocardiograma
O Eletrocardiograma (ECG) é um exame de saúde na área de cardiologia no qual é feito o registro da variações dos potenciais elétricos gerados pelo coração.
O exame é indicado como parte da análise de doenças cardíacas, em especial as arritmias cardíacas .Também muito útil no diagnóstico de infarto agudo do miocárdio sendo exame de escolha nas emergências juntamente com a dosagem das enzimas cardíacas.



Eletroencefalograma.....

img eletroencefalografia
O eletroencefalograma (EEG) ou eletroencefalografia é um exame que permite o estudo do registro gráfico das correntes elétricas espontâneas desenvolvidas no cérebro, através de eletrodos aplicados no couro cabeludo, na superfície encefálica ou até mesmo dentro da substância encefálica.

Começou a ser usado após 1929, depois da descoberta de Hans Berger (psiquiatra alemão) de que o cérebro gera uma atividade elétrica capaz de ser registrada. Um poderoso amplificador de corrente elétrica é capaz de aumentar milhares de vezes os sinais elétricos gerados no cérebro e, por meio de um dispositivo chamado galvanômetro, eles são registrados sobre uma tira deslizante de papel, em forma de ondas.


Acuidade visual......

img acuidade
A Acuidade visual é uma característica do olho de reconhecer dois pontos muito próximos. Vários fatores especificam a esta acuidade, em especial, a distância entre os fotorreceptores na retina e também da precisão da refração.
Ela é determinada pela menor imagem  percebida pelo olho. Sua medida é dada pela relação entre o tamanho do menor objeto visualizado e a distância entre observador e o objeto. A diminuição da acuidade visual causa importante déficit funcional e considerável morbidade a seus portadores. Seu reconhecimento é importante, pois na maior parte das vezes tal deficiência pode ser corrigida com tratamento adequado. 


Exames Laboratoriais...

24227
Exames laboratoriais referem-se a um conjunto de exames e testes realizados por encaminhamento do médico responsável e efetuados em laboratórios de análises clínicas, visando um diagnóstico ou, simplesmente  um controle de rotina.

Os exames laboratoriais têm diversas finalidades: tratar, diagnosticar, acompanhar paciente, coletar dados epidemiológicos. Porém, a principal função é prevenir doenças. Consegue-se, hoje, com exames laboratoriais, prevenir quase todo tipo de câncer, quando diagnosticado em sua fase inicial.

Além de colaborar com o diagnóstico, também desenvolve um papel muito importante dentro da medicina preventiva, considerando que, quando bem realizados, os exames laboratoriais têm colaborado com o diagnóstico e prevenção de diversas patologias.