CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS!



NR 7 - PCMSO: PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL 

Obrigatoriedade – Elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados.

Função – Promover a saúde dos funcionários, através da identificação de fatores de risco a saúde, diagnósticos das doenças existentes e ênfase em sua prevenção.

Objetivo
– Preservar a saúde dos funcionários, proporcionar um melhor ambiente de Trabalho e minimizar riscos de acidentes.
Processo Elaborativo – A empresa deve encaminhar os funcionários para realização de Atestados de Saúde Ocupacionais (ASO) e elaboração da ficha clínica sempre que tiver: admissão, demissão, retorno ao trabalho,periódico, mudança de função ou realizar uma consulta ocupacional com o médico coordenador do PCMSO quando apresentar reincidências de atestados.

O PCMSO é previsto pela Portaria do Ministério do Trabalho número 3214 de 08/06/78; a qual determina que todos os empregadores ou instituições que admitam trabalhadores como empregados regidos pela CLT, elaborem e implementem tal programa.


NR 9 - PPRA: PROGRAMA DE PREVENÇÕES DE RISCOS AMBIENTAIS

Objetivo
-Tem como objetivo estabelecer uma metodologia de ação que garanta a preservação
da saúde e integridade dos trabalhadores frente aos riscos dos ambientes de trabalho.

Os riscos ambientais são os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos
ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade
e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde dos trabalhadores.

Riscos Ambientais - critérios e conceitos de avaliação para elaboração do PPRA
Riscos Físicos / Riscos Químicos / Riscos Biológicos / Riscos Acidentes / Riscos Ergonômicos


 LTCAT -LAUDO TÉCNICO DE CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO TRABALHO



O LTCAT é um Laudo, elaborado com o intuito de se documentar os agentes nocivos existentes no ambiente de trabalho e concluir se estes podem gerar insalubridade para os trabalhadores eventualmente expostos. Somente será renovado caso sejam introduzidas modificações no ambiente de trabalho.

Este documento deve estar disponível na empresa para análise dos Auditores Fiscais da Previdência Social, Médicos e Peritos do INSS, devendo ser realizadas as alterações necessárias no mesmo, sempre que as condições de nocividade se alterarem, guardando-se as descrições anteriormente existentes no referido Laudo, juntamente com as novas alterações introduzidas, datando-se adequadamente os documentos, quando tais modificações ocorrerem.



 NR 18 - PCMAT - PROGRAMA DE CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO
PCMAT
deve garantir, por ações preventivas, a integridade física e a saúde do trabalhador da construção civil, funcionários terceirizados, fornecedores, contratantes, visitantes. Enfim, as pessoas que atuam direta ou indiretamente na realização de uma obra ou serviço e estabelecer um sistema de gestão em Segurança do Trabalho nos serviços relacionados à construção, através da definição de atribuições e responsabilidades à equipe que irá administrar a obra.

A elaboração do PCMAT se dá pela antecipação dos riscos inerentes à atividade da construção civil. De modo semelhante à confecção do PPRA, o PCMAT deve contemplar as exigências contidas na NR-9 - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, são aplicados métodos e técnicas que têm por objetivo o reconhecimento, avaliação e controle dos riscos encontrados nesta atividade laboral. A partir deste levantamento, são tomadas providências para eliminar ou minimizar e controlar estes riscos, através de medidas de proteção coletivas ou individuais. É importante que o PCMAT tenha sólida ligação com o PCMSO (Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional), uma vez que este depende do PCMAT para sua melhor aplicação.


TREINAMENTOS



 NR 10 - Instalações e Serviços em Eletricidade
Estabelece as condições mínimas exigíveis para garantir a segurança dos empregados que trabalham em instalações elétricas, em suas diversas etapas, incluindo elaboração de projetos, execução, operação, manutenção, reforma e ampliação, assim como a segurança de usuários e de terceiros, em quaisquer das fases de geração, transmissão, distribuição e consumo de energia elétrica, observando-se, para tanto, as normas técnicas oficiais vigentes e, na falta destas, as normas técnicas internacionais. A fundamentação legal, ordinária e específica, que dá embasamento jurídico à existência desta NR, são os artigos 179 a 181 da CLT.

Objetivo: Capacitar os participantes no desenvolvimento de técnicas de Identificação e Análise de Riscos e Permissão para o Trabalho e na Aplicação de Medidas de Controle, mediante a utilização de Procedimentos de Segurança passo a passo, com o objetivo de conceder Autorização para o Trabalho em Instalações Elétricas, conforme item 10.8.8 da NR–10, da Portaria nº 0598 de 07/12/04, do Ministério do Trabalho.


 NR 35 - Trabalho em Altura

Objetivo: Capacitar o trabalhador sobre as medidas de segurança para o trabalho em altura, estabelecendo os requisitos e condições mínimas afim de prevenir a ocorrência de acidentes na execução de serviços acima de 02 metros de altura onde haja risco de queda, tais como: limpeza e/ou manutenções em telhados, colunas, reservatórios, pipe-racks, lajes, passarelas, plataformas elevatórias, andaimes, pontes rolantes, uso de balancins, cadeiras suspensas.


CIPA - COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES

O Objetivo das ações da CIPA é “observar e relatar as condições de risco no ambiente de trabalho e solicitar medidas para reduzir até eliminar os riscos existentes e/ou neutralizar os mesmos”. Portanto sua missão é preservar a saúde e integridade física dos trabalhadores.

Seu papel mais importante é o de estabelecer uma relação de diálogo e conscientização entre os integrantes da empresa, ela deve ser a ponte que liga direção e empregados. E de forma criativa e participativa deve opinar na forma como os trabalhos são realizados, objetivando sempre melhorar as condições de trabalho, visando à humanização do trabalho e conseqüente melhoria nas condições de trabalho.

 SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho

A Prevermed realiza atividades para SIPAT  que focam o comportamento humano como uma forma de promover mudanças significativas para a empresa afim de evitar ou reduzir o número de acidentes ou doenças do trabalho.

Palestra para SIPAT

Nossas palestras são realizadas com muita dinâmica, descontração, interação e humor.
Realizamos diversas dinâmicas com todo o grupo e utilizamos recursos áudio visuais para que seja dada a devida atenção ao conteúdo abordado.
Cada palestra tem em média 50 minutos de duração e fornecemos todos os equipamentos para a realização das palestras. (Telão, data show).


Fale com nossa equipe

Nossa equipe técnica é amplamente qualifica e preparada para proporcionar  sua empresa uma ótima Segurança no Trabalho, esperemos o seu contato para proporcionar os melhores laudos técnicos do mercado.